O programa Cooperativismo em Notícia desta semana vai destacar os investimentos feitos pela Cooperalfa no noroeste gaúcho, onde o plano de expansão segue a todo vapor.
Com 55 anos de existência e uma estrutura invejável a Cooperalfa se tornou, nessas cinco décadas, a maior cooperativa agrícola de Santa Catarina e a décima primeira do Brasil.
E para perpetuar suas ações, a Alfa não para de investir. Hoje ela está presente em quatro estados, gerando uma força econômica expressiva, com olhar voltado, sempre, para o futuro. Claro, sempre tentando desbravar novos territórios.
O mais jovem desses investimentos está em Nonoai, noroeste do Rio Grande do Sul. As unidades da antiga Barbiero Agronegócios, agora carregam as marcas da Alfa. O trabalho por lá começou há cinco meses e desde então isso mudou o mapa agrícola da região. É bom destacar que com essa nova aquisição a Cooperalfa engloba mais 33 unidades, que estão espalhadas pelos municípios de Rio dos Índios, Trindade do Sul, Três Palmeiras e também Sarandi.
Outro fator importante é que quando a Cooperalfa decidiu assumir os negócios da Cotrel, em Erechim, ela tinha como objetivo mudar os conceitos de produção, com foco nas necessidades dos agricultores gaúchos.
No começo até foi difícil, havia uma certa desconfiança. Hoje não. Hoje o que se vê por lá é um associado totalmente satisfeito. Isso tudo garantiu a segurança industrial da Aurora Coop, que possui plantas industriais na cidade.
Aliás, hoje, todos os setores, como suínos, aves, leite e grãos estão, dentro dos padrões internacionais. E um outro fator que melhorou a relação do cooperado com a cooperativa foi a entrega da cota capital.
Neste ano, mais de cem associados foram beneficiados, com investimento total de R$ 2,4 milhões.
O programa é produzido pela equipe de comunicação da Fecoagro/SC e veiculado pelo Canal Rural aos sábados às 8h30.