Produtores rurais do cerrado voltam a apresentar seus produtos na segunda edição da Feira Nacional da Uva e do Vinho, que está sendo realizada em Planaltina, cidade do Distrito Federal.
O evento teve início no dia 29 de julho e vai até 7 de agosto.
A feira tem como objetivo valorizar a agricultura da região, além de promover o enoturismo em âmbito nacional, integrando apreciadores da bebida, empreendedores e produtores locais.
Uva e vinhos
Para a produtora de uvas e vinhos de Planaltina Erica Grecco, a feira é uma ótima oportunidade para o público conhecer o vinho que é produzido no Cerrado. “As pessoas não conhecem, mas uva no cerrado dá certo sim e o vinho é muito bom.”, destaca.
De acordo com o governo do Distrito Federal, a produção de uva na região já ultrapassa 270 toneladas ao ano.
Cidades como Planaltina, Sobradinho, Fercal, Brazlândia e Programa de Assentamento Dirigido (PAD-DF) são algumas das principais produtoras da fruta e do vinho no Distrito Federal.
Para o deputado distrital Claudio Abrantes (PSD), presidente da Comissão de Assuntos Fundiários da Câmara Legislativa (CLDF), a produção de uva na região é de suma importância na economia local e na geração de emprego. “Esse produto tão importante, que tem gerado tanta riqueza e gera também empregos para toda essa região”, comentou.
Quem passar por lá encontrará grande variedade de vinhos nacionais, uvas, geleias e sucos, além de queijos e frios, comercializados no evento.
A 2ª edição da Feira da Uva e do Vinho conta com o apoio da Secretaria de Turismo, Emater, Administração de Planaltina e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“A produção de uva é uma produção inovadora em pleno cerrado, e Planaltina é a sua grande pioneira. E isso é importante, porque você fortalece para que o produtor rural possa continuar desafiando as fronteiras agrícolas e produzindo muito mais para o nosso país”, afirma o administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues.
Nesta edição, o evento tem como novidade o espaço Arena Uva Music, que será palco dos artistas nacionais Gabriel Gava, Léo Magalhães, Cleiton e Camargo, Elba Ramalho e Naiara Azevedo.
Serviço
- de 3 a 7 de agosto
- Horário: das 10h às 22h
- Local: Parque de Exposições de Planaltina – ao lado do campus da UnB
- Entrada gratuita
- Classificação etária: livre