No caso da soja, os efeitos do fenômeno climático La Niña não foram tão prejudiciais quanto se esperava. A consultoria prevê aumento na produção em relação à safra 2009/2010. A estimativa para a atual safra passou para 69 milhões de toneladas. O cálculo da área foi mantido e significa um aumento de quase 3 % em relação ao ciclo 2009/2010.
No milho, as projeções da consultoria também foram revisadas para cima. Mostram redução quando comparadas com o ciclo 2009/2010. Na safra de verão, o volume estimado é quase 10 % mais baixo. A área plantada também deve ser menor e na safrinha, a situação é semelhante. Os números de produção também foram revisados para cima, mas mostram queda em relação à safrinha anterior. O mesmo deve acontecer com a área a ser plantada.
De acordo com os analistas, a diminuição da lavoura de milho safrinha dever ser mais acentuada no centro-oeste. Parte dos produtores está optando por plantar algodão. Uma situação que deve ser compensada pela safrinha de milho no Estado do Paraná.