Pecuária

Vitrine da tecnológica do leite começa no Paraná

Agroleite 2022 segue até sábado (20), com uma intensa programação, entre julgamentos de animais, tecnologias, debates e exposições

A cidade de Castro, no Paraná, sedia até o próximo sábado o Agroleite 2022 – que é reconhecido como a maior vitrine da tecnologia do leite para a América Latina.

Um dos objetivos do evento é mostrar o avanço constante e o potencial de produção de leite da cidade de castro, considerada a capital nacional do leite, devido à qualidade do produto entregue e pelo volume de produção, sendo uma das maiores bacias leiteiras do país.

Além disso, é um espaço importante para o produtor ter acesso a oportunidades de negócios e a novas estratégias tecnológicas de produção para a atividade.

Na solenidade o presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, mencionou a grande alegria da cooperativa em promover este reencontro dos atores da cadeia produtiva do leite da América Latina, uma grande vitrine de tecnologia e oportunidades. “Produzimos um dos alimentos mais perfeitos do mundo, o leite, e a Capital Nacional do Leite sente-se honrada em receber toda a sua cadeia produtiva. Temos aqui uma semana de muitas oportunidades, novas tecnologias, serviços e produtos que serão apresentados junto com as empresas e assim atendemos a missão do Agroleite de gerar conhecimento e negócios”, destacou.

Além das pautas técnico científicas apresentadas através de foruns, painés, palestras, seminários nacionais e internacionais que trazem temas como genética, qualidade animal, qualidade do leite, tecnologias ligadas ao setor.

Também há espaço para atrações como: exposição de animais, torneio leiteiro, clube de bezerras, dia de campo, trilha do leite e muito mais.

Segundo a organizadora do Agroleite, a Castrolanda cooperativa agroindustrial o evento dá suporte para que a atividade desenvolva cada vez mais a expansão tecnológica da porteira para dentro.

Agroleite

Com 200 mil metros quadrados de estrutura e cerca de 300 expositores.

Mais de 500 animais e uma estimativa de público de 80 mil pessoas, contando com leilões, balcão de venda de animais, rodada de negócios, a feira acontece dentro do Parque de Exposições Dario Macedo, na Cidade do Leite, recinto da Castrolanda.

Para a Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná este é um ambiente onde se demonstra o avanço da tecnologia, da inovação dentro de todas as fases da cadeia produtiva do leite.

“Quero saudar todos os parceiros, que são mais de 200, da retomada do Agroleite, todos os fornecedores de alguma solução importante para o avanço. Essa união do produtor rural, criador, com aqueles que fornecem soluções faz bem para o nosso negócio. Se faz bem para nosso negócio, fará com certeza bem para nossa renda, para a economia do Paraná e do Brasil”, disse Norberto Ortigara, secretário estadual da Agricultura e Abastecimento.