A quinta-feira irá terminar congelante no Sul do país. Há potencial inclusive para neve, principalmente no alto da serra catarinense. Além disso, no sul do Paraná, planalto de Santa Catarina, e norte do Rio Grande do Sul também há chance de neve e geadas.
Essa possibilidade se deve a grande quantidade de umidade presente na região e a massa de ar polar, que ainda deve derrubar as temperaturas, tendo mínimas de até 0°C.
O avanço dessa massa, deve chegar também ao Mato Grosso do Sul e São Paulo, podendo causar geadas nos dois estados.
Geada pode trazer riscos a plantação?
De acordo com a previsão do tempo, apesar das baixas temperaturas, a plantação de café não deve ter prejuízos, já que para haver danos, as temperaturas precisam ser ainda menores. Além disso, a grande umidade presente no Centro-Sul deve proteger as lavouras, do grande frio e da geada.
Por outro lado, a plantação de milho e trigo que estão em fase de floração no Sul devem ter danos e perdas. A grande umidade já presente na região, junto ao frio e geada, pode prejudicar às lavouras.
Já para as áreas produtoras de frutas, por conta do calor que fez nas últimas semanas, ocorreu uma florada precoce o que deixou a plantação suscetível ao frio e geadas que estão por vir. Este fato pode também afetar as plantações, visto que o desenvolvimento das frutas foi apressado.
Risco de granizo
Para finalizar, no fim desta quinta-feira, ainda há temporais previstos para amanhã em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e toda a região Sul do país.
Esses temporais vêm juntos ao risco de granizo em algumas localidades dos estados.
Chuvas
Os acumulados de chuva não devem ser elevados no fim de semana em grande parte do Brasil, porém ainda há temporais no Norte e litoral nordestino.
Já o Sudeste, também tem chuvas, mas mais leves. No Sul e no Centro Oeste, o tempo é mais aberto, com temperaturas mais baixas e como dito anteriormente, risco de geadas.