A ser realizado no dia 2 de outubro, o primeiro turno das eleições gerais contará com candidatos que declararam à Justiça Eleitoral ter ocupação profissional relacionada à agropecuária. E entre as funções listadas, a de agricultores é a mais popular na disputa.
Dos quase 700 profissionais vinculados ao agro no pleito deste ano, 292* informaram — na hora de pedir o registro de candidatura — que trabalham como agricultores. E, conforme mostram os dados levantados pelo Canal Rural na plataforma disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eles querem ter vez no Legislativo e no Executivo.
Assim como ocorre com os pecuaristas, o cargo mais popular em disputa por quem se declarou agricultor é o de deputado estadual. Dos quase 300, 198 buscam ser eleitos para alguma das 26 assembleias legislativas espalhadas pelo país — além de um representante da profissão que se lança ao cargo de deputado distrital (referente ao Distrito Federal).
A caminho da Praça dos Três Poderes?
O poder Legislativo — mas na esfera federal — também pode contar com agricultores a partir de 2023. De todo o grupo da categoria que lançou candidaturas, 79 estão na briga para ocupar cadeiras da Câmara dos Deputados. Três estão como 1º suplentes de chapas — mesmo número de quem aparece como 2º suplente tendo a ocupação em questão.
Don Lotti, do Patriota do Piauí, é o único candidato que se declarou agricultor que tentará se eleger senador neste ano.
Agricultores em chapas do poder Executivo
Agricultores também podem ser eleitos para trabalhar no poder Executivo no decorrer dos próximos quatro anos. Cinco são candidatos a vice-governador: Eliane Silva (Psol, Alagoas), Francisco Bita Tapeba (UP, Ceará), Anselmo de Jesus (PT, Rondônia), Francisco Wapichana (Psol, Roraima) e Laurez Moreira (PDT, Tocantins).
A lista de agricultores nas eleições 2022 se completa com dois integrantes do Partido da Causa Operária (PCO): Jairo Palheta e Adriano Trajano. Eles almejam ser eleitos governadores — pelo Amapá e pela Paraíba, respectivamente.
Outras profissões do agro na disputa eleitoral
Espalhados por todo o país, outros profissionais do agro estão nas eleições 2022 como candidatos. Há, por exemplo, pecuaristas, motoristas de veículos de transporte de carga, veterinários e agrônomos.
Os detalhes completos dessas candidaturas vinculadas à agropecuária estão em reportagem especial produzida pelo Canal Rural, que informa a divisão entre partidos e unidades federativas.
Para ler o material na íntegra, basta clicar aqui ou acessar o link abaixo.