Tempo

Setembro chega com vento, nevoeiro e chuva forte; veja a previsão

Primeiro dia do mês será marcado por registro de chuvas em boa parte do país

O primeiro dia de setembro de 2022 será marcado pelo frio em boa parte do Brasil. De acordo com boletim divulgado pela Climatempo, estão previstos registros de nevoeiro e circulação de vento em determinadas localidades do país nesta quinta-feira (1º). Três regiões devem contar com registros de chuva — e ela será “forte” no oeste do Rio Grande do Sul.

Nevoeiro, chuva forte e vento

Confira, abaixo, as condições climáticas previstas para quinta-feira (1º) para cada uma das cinco regiões geográficas brasileiras. As informações são da Climatempo.

  • Sul

Uma mudança no padrão da circulação dos ventos reforça as nuvens carregadas no Rio Grande do Sul e tem previsão de chuva forte no oeste gaúcho.

O dia começa com nevoeiro no sul do paranaense, mas aos poucos o sol aparece. Chove à noite no interior do Paraná e de Santa Catarina.

  • Sudeste

O dia começa com nevoeiro no sul de Minas Gerais, mas o sol brilha forte ao longo do dia. Não chove em São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro e nem no interior do Espírito Santo.

Apesar da variação de nuvens no leste mineiro, tempo firme em todas as regiões. As temperaturas sobem mais.

nuvens
Foto: Pixabay
  • Centro-Oeste

Volta a chover de forma muito isolada no noroeste de Mato Grosso, mas sem grandes alertas. Boa parte da região segue sem chuva, com baixa umidade do ar e muito calor. O risco de queimadas continua elevado na maior parte do Centro-Oeste.

  • Nordeste

O litoral norte da Bahia e a região de Salvador continuam instáveis, com chuva em vários momentos. As demais áreas da costa leste da região continuam apenas com chuva isolada. O interior segue quente e muito seco no decorrer do dia.

  • Norte

O primeiro dia do mês de setembro começa sem mudanças significativas. A chuva ainda se concentra sobre a faixa norte, podendo vir acompanhada por raios e trovoadas.

Não chove no Acre, no centro-sul de Rondônia, no Pará e no Tocantins.