Café: safra 2022 da região de Araguari (MG) pode ter queda próxima a 40%

A colheita da safra 2022/23 de café na região de atuação da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), no cerrado de Minas Gerais, está em torno de 85% a 90%. A informação é do Presidente da Associação, Cláudio Morales Garcia. De acordo com Morales, que concedeu entrevista exclusiva para a Agência Safras, a colheita deve ser finalizada até o final de setembro.

Sobre a produção da safra 2022, Morales apontou que a região deve colher em torno de 500 mil sacas de 60 quilos neste ano ante 800 mil sacas no ano passado, uma diminuição próxima a 40%.

A quantidade mais baixa é referente às geadas e à seca que houve nas regiões. Em relação à produção do próximo ano, Morales disse que ainda é muito cedo para falar, as chuvas que tiveram na região foram poucas. As áreas irrigadas tiveram florada, mas bem pequenas.

As chuvas que estão previstas são apenas para outubro, então ainda não sabem como será. Referente à qualidade do café colhido em 2022, o presidente da ACA afirmou que está boa e dentro da média.

 

Por Agência Safras