Eleições

João Roma quer criar a Secretaria do Semiárido na Bahia

Candidato do PL ao governo baiano destaca seus projetos para o agronegócio em entrevista ao Canal Rural

A Bahia contará com mais uma secretaria caso o candidato do Partido Liberal (PL) ao governo estadual, João Roma, vença a disputa eleitoral. Quem afirma isso é o próprio político que defende a criação da Secretaria do Semiárido como forma de facilitar investimentos e desenvolvimento de projetos em área específica do estado.

“Hoje se observa uma postura totalmente transversal, que para os produtores rurais se traduz como ‘jogo de empurra’, que nunca se resolve os interesses de quem trabalha no setor. E um retrato disso fica justamente no semiárido baiano, que representa mais de 60% do território e mais de 50% da população do estado”, afirmou Roma em entrevista ao Canal Rural. “Temos tecnologia, mas isso não segue na ponta”, prosseguiu.

De acordo com o candidato do PL, a nova secretaria, a partir de uma cisão da atual Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), tende a impulsionar o desenvolvimento rural nessa localidade. “Pode, rapidamente, mais do que duplicar o PIB com um mínimo de assistência”, afirmou ao conversar com a jornalista e apresentadora Pryscilla Paiva.

João Roma fala em linha direta com os produtores

Fora a ideia de criar mais uma secretaria estadual, João Roma afirmou que, uma vez eleito, trabalhará para manter uma linha direta com os produtores rurais, em especial para dialogar com os pequenos agricultores do estado. Além disso, o candidato a governador da Bahia afirmou que buscará ampliar a conectividade no setor da agropecuária.

Eleições 2022: entrevistas

eleições 2022 - logo
Foto: Canal Rural/reprodução

No decorrer dos meses de agosto e setembro, o Canal Rural exibe série de entrevistas com candidatos ao governo nos dez estados com o maior valor bruto de produção (VBP) de 2022, com base em dados apurados até junho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Serão transmitidas entrevistas com candidatos aos governos de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina e Pará. Eles foram perguntados sobre propostas para o setor agropecuário.

Para o governo da Bahia, foram convidados os três primeiros colocados no levantamento do Ipec realizado de 23 a 25 de agosto e entrevistou 1.800 eleitores baiano. Dessa forma, foram entrevistados: Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma (PL). ACM Neto (União Brasil) não atendeu aos pedidos de entrevista.