Nesta quarta-feira (14) o Canal Rural, uma empresa do grupo J&F, recebeu 60 produtores da Aprosoja Mato Grosso nos estúdios da emissora, em São Paulo.
Entre os temas debatidos: sucessão familiar, avanço econômico e sustentável do setor, além da importância da comunicação entre os elos da cadeia produtiva.
O avanço econômico, o desenvolvimento sustentável do setor e a imagem do agronegócio também foram pautas do encontro.
- Mato Grosso: Conab vistoria 97 unidades armazenadoras exportadoras de soja e milho
- Apesar do ritmo lento, venda da soja alcança 87% da produção em MT
Estiveram à frente desses debates o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira; a diretora do núcleo artístico e de programação, Jaqueline Silva; o diretor de pecuária, Plínio Queiroz; e o presidente do Canal Rural, Julio Cargnino.
De acordo com Nathan Belusso, diretor administrativo da Aprosoja-MT, o encontro foi uma oportunidade de mostrar aos produtores rurais como é feito o trabalho de comunicação do Canal Rural.
“A gente sabe que trabalhar com comunicação é um desafio gigante, ainda mais com um setor que vem sofrendo tantos ataques de como o agronegócio. Os meios de comunicação do agro tem sofrido com narrativas e inverdades principalmente com respeito a parte ambiental, mesmo com o produtor brasileiro sendo um dos maiores preservadores do meio ambiente do mundo ” diz Belusso.
Já para o presidente do Canal Rural, Julio Cargnino, o encontro fortalece o elo entre produtor e veículo de comunicação, fortalecendo ainda mais o agronegócio.
“Receber produtores rurais aqui na sede do Canal Rural é motivo de muita honra para a gente. Há uma grande troca onde os produtores conhecem o funcionamento interno da empresa, como trabalham, produzem o conteúdo que chegam a casa das pessoas. Nós também aprendemos com eles, ouvindo sugestões, críticas para fazer um conteúdo que seja mais útil e de melhor qualidade”.
Além disso, Cargnino reforça que a comunicação no agronegócio é tão importante quanto a logística e o câmbio, além de impactar também em questões de mercado.
“Cada vez mais os produtores rurais vêem a importância que o tema da comunicação tem para o agronegócio. Por conta disso, é possível ter uma maior proximidade com o produtor e construir uma comunicação que traduza a realidade do que vêm fazendo no campo”, reforça o presidente do Canal Rural.