A Rússia exportou 1,323 milhão de toneladas de trigo nos primeiros dez dias de setembro, uma queda de 28,3% em comparativo com o mesmo período do ano passado, informou a diretora do Departamento Analítico da União de Grãos da Rússia, Elena Turina. Os embarques de cevada caíram 41% para 133,5 mil toneladas, milho 67% para 10 mil toneladas no período.
Ela disse que as exportações caíram devido a menores embarques para a Turquia, que reduziram as compras em 440 mil toneladas (72%). Elena Turina apontou forte concorrência da Ucrânia. “O Egito está aumentando as importações e, em geral, a geografia das exportações está se ampliando. Mais de 53 mil toneladas foram embarcadas para Djibuti. Os suprimentos para o Paquistão, Tunísia e Argélia ficaram estáveis. A Argélia está substituindo o trigo francês com origem
russa desde o final da temporada passada”, disse ela.
Ao mesmo tempo, não há exportação para a África do Sul e Central. Nos primeiros dez dias de setembro, a Rússia embarcou grãos para 16 países em comparação com 24 países no ano anterior. Um número de empresas exportadoras diminuiu de 64 para 19. As informações partem da APK Inform.
Por Agência Safras