As projeções climáticas da Climatempo indicam que outubro vai ter chuva acima da média em boa parte do Brasil. Especialmente entre o centro e leste de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia, a tendência é das precipitações superarem o valor esperado para o mês. Por outro lado, o Sul do país deve responder a uma característica típica do La Niña, com chuva abaixo da média.
+ Como será a primavera em 2022? Confira a previsão do tempo
As temperaturas devem ficar, em média, acima do normal, principalmente no Rio Grande do Sul, e em parte do Nordeste e do Norte. Enquanto isso, a tendência é de temperatura abaixo do esperado para o período — a previsão é para que isso ocorra, por causa da nebulosidade, em ao menos quatro estados: Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Chuva no primeiro sábado de outubro
O primeiro sábado de outubro será de chuva no Norte, com temporais no Amazonas e oeste do Pará, com possibilidade de granizo e chuvas isoladas nas demais áreas da região. O tempo fica firme e quente no sul de Rondônia e no Acre e em todo o Tocantins.
No Nordeste, chuva volumosa e tempo fechado no sul da Bahia; chuvas rápidas no litoral leste e do Maranhão e tempo aberto com baixa umidade relativa do ar no interior nordestino, com muito calor. Chuvas irregulares no leste e norte de Mato Grosso e sobre Goiás e o Distrito Federal, com tempo firme nas demais áreas do Centro-Oeste.
No Sul, o sábado (1º) será de ventos moderados em todo o leste da região, mas com a chuva diminuindo e o tempo abre entre o oeste do Paraná até a fronteira oeste gaúcha. A chuva mais volumosa e temporais, além de rajadas de vento e queda de granizo são previstos ainda sobre o Sudeste.
Previsão para o dia da eleição
No domingo (2), dia da realização do primeiro turno das eleições gerais do país, a formação de uma área de baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo traz chuva forte em pontos do oeste e sul de Minas Gerais, centro sul, nordeste e leste de São Paulo, além do litoral, e sobre parte do estado do Rio de Janeiro. No Sudeste, o tempo abre apenas no Espírito Santo, mas com bastante nebulosidade.
Há risco de chuva volumosa no Amazonas, no Acre e em Rondônia. Chuvas rápidas, intercalada com dia bastante ensolarado e quente, na costa nordestina. Sol entre poucas nuvens no interior do Nordeste, no Tocantins, em todo o leste do Pará e no nordeste de Mato Grosso. Tempo aberto também entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e o sul do Brasil, mas com temperaturas amenas. Os temporais aumentam em Minas Gerais na segunda-feira (3).