? Nós devemos levar até cinco anos para recuperar totalmente o setor agrícola com a mesma produtividade. Algumas propriedades tiveram a camada fértil do solo completamente destruída pela enxurrada e isso leva muito tempo para se recompor ? lamentou o prefeito de Sumidouro, Juarez Corguinha.
Ele esteve com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e se disse otimista com a possibilidade de contar com parte dos R$ 71 milhões de recursos federais anunciados nesta quinta, dia 10, para investir na economia do município.
A maior parte dos 1,2 mil quilômetros de estradas de terra foi destruída pela chuva, incluindo 50 pontes de madeira, que terão de ser refeitas. O escoamento da produção agropecuária é um dos problemas mais graves.
O município depende fortemente da produção agrícola para sobreviver. A estrutura agrária é baseada na pequena propriedade e na agricultura familiar. Dos 15 mil habitantes, cerca de três mil pessoas dependem diretamente dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para garantir o cultivo da terra e o sustento.
O prefeito de Sumidouro disse que ainda não sabe quanto será destinado ao município, mas afirmou que parte dos recursos será aplicada na reconstrução de 200 casas danificadas pelas enxurradas e na remoção de famílias que habitam áreas de risco, como encostas de morros ou beiras de rios.