O tempo deverá ser fechado em diversas áreas do Brasil nesta quinta-feira (6). Em boletim, a Climatempo aponta que fenômenos como ciclone extratropical e frente fria devem aparecer. O mesmo, aliás, tende a ocorrer com rajadas de vento e acumulados de chuva. Além disso, há risco para queda de granizo em alguns pontos do país.
+ La Niña vai se manter até 2023, afirma meteorologista
O ciclone extratropical está previsto para atuar sobre a região Sul, por onde será responsável pela formação de uma nova frente fria e um corredor de umidade. Com direito a temporais e também com a chegada da frente fria, parte do Sudeste ficará em alerta para a ocorrência de rajadas de vento e quedas de granizo.
Queda de granizo ainda é aguardada para três das quatro unidades federativas do Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Nordeste, enquanto o interior terá tempo firme e seco, o litoral contará com chuva fraca. Por fim, a região Norte será impactada por muito sol e pancadas de chuva — sobretudo no Acre, no Amazonas e em Roraima.
Previsão com ciclone, frente fria e risco de granizo
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do país. As informações são da Climatempo e válidas para esta quinta-feira (6).
- Sul
O risco de temporais aumenta no Paraná, em Santa Catarina e por todo o Rio Grande do Sul. Isso devido à atuação de um ciclone extratropical. Toda a região fica em atenção para o risco de chuva forte a temporais, volumosa e persistente, além de granizo. Venta bastante ao longo do dia e as temperaturas ficam amenas.
Ou seja: o sistema de baixa pressão avançará do Paraguai sobre a região Sul. Assim, evoluirá para um ciclone extratropical e formará uma nova frente fria. Além disso, um corredor de umidade e cavados meteorológicos ajudarão a aumentar as chuvas tanto pelo Sul, quanto Sudeste e Centro-Oeste na quinta-feira (6), com possibilidade de rajadas de vento de mais de 70 quilômetros por hora (km/h), raios e acumulados bem elevados.
- Sudeste
Uma mudança no padrão da circulação de ventos, mais o avanço de uma forte frente fria, aumenta novamente a chuva em São Paulo, com todo o estado ficando em alerta para temporais, queda de granizo, rajadas de vento de mais de 60 km/h e acumulados elevados.
Chove forte no período da tarde no Triângulo Mineiro, no sul de Minas Gerais e em boa parte do Espírito Santo. Acumulados altos também no centro-oeste do Rio de Janeiro. No litoral norte fluminense, contudo, o tempo será firme.
- Centro-Oeste
Os temporais voltam a ganhar força até com queda de granizo em Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. A chuva acontece ao longo do dia, de forma persistente e tem risco para transtornos. A sensação ainda é de abafamento em grande parte da região.
- Nordeste
Chove fraco por toda a costa leste e norte da região, mas sem grandes alertas. O interior nordestino segue sem mudanças no tempo. Dia de sol, calor, tempo firme e muito seco. A umidade relativa do ar continua em atenção.
- Norte
Amapá, Tocantins e boa parte do Pará ficarão sem chuva nesta quinta-feira. As demais áreas da região, no entanto, continuam sem mudanças significativas no tempo. Ar abafado, muito sol e pancadas de chuva forte, principalmente no Amazonas, no Acre e em Roraima.