Ao menos duas regiões brasileiras devem sofrer com fortes chuvas nesta terça-feira (11). De acordo com boletim meteorológico divulgado pela Climatempo, temporais estão previstos para ao menos sete estados espalhados pelo Centro-Oeste e pelo Norte.
+ La Niña persiste e amplia chance de geadas tardias e chuvas abaixo da média
Esses temporais são aguardados para a totalidade das áreas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Acre, Amazonas e Rondônia. Além disso, tal condição climática deve ser registrada em parte do Pará.
Faixas do Sul e do Sudeste terão duas questões em comum ao decorrer do dia. Isso porque a chuva deve aparecer, assim como o mar deve ficar agitado — sobretudo entre o litoral de Santa Catarina e o Rio de Janeiro, passando por Paraná e São Paulo.
Para o Nordeste, o destaque da previsão do tempo é a chuva que se espalhará do sul da Bahia até o Ceará. Segundo a Climatempo, o acumulado de água na região será em decorrência da circulação marítima.
Temporais e mar agitado
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas para esta terça-feira (11).
- Sul
A chuva persiste em forma de temporais em Santa Catarina e no Paraná e o mar fica agitado. O risco de transtornos continua elevado. Chove a qualquer hora do dia e venta bastante no leste do Rio Grande do Sul. As temperaturas continuam baixas na região.
- Sudeste
Dia instável em São Paulo, ainda com condições de chuva forte. O mar fica agitado nos litorais paulista e fluminense. Não chove na maior parte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Pode chover de forma isolada no Triângulo Mineiro, mas sem grandes alertas.
- Centro-Oeste
O calor e a alta umidade ainda provocam chuva forte na região, com destaque para os temporais ao longo do dia em Mato Grosso do Sul, e à tarde e à noite em Mato Grosso e Goiás. O tempo volta a ficar firme, no entanto, apenas no Distrito Federal e no norte de Goiás.
- Nordeste
A chuva se espalha pelo sul e leste da Bahia até o centro-leste do Rio Grande do Norte e norte do Ceará. Isso ocorre devido à circulação marítima, mas as pancadas são isoladas e passageiras. Nas demais áreas, dia de muito sol e calor, sem previsão de chuva.
- Norte
Tempo abafado, mas com instabilidades espalhadas pela região. Temporais mais fortes e com acumulados altos por Amazonas, Rondônia e Acre, além de parte do Pará. Todavia, tempo firme e com baixa umidade apenas no leste e norte do Tocantins, no nordeste paraense e no leste do Amapá.
________
Acompanhe as principais notícias sobre agricultura, pecuária e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.