Tempo

Muita chuva e alerta de granizo: confira a previsão do tempo

No sul do Brasil, o solo está encharcado e há dificuldades para a realização dos trabalhos em campo

Nesta quarta-feira (12), uma frente fria se forma na costa do Sul e em parte de São Paulo. Junto com o corredor de umidade e mais a circulação dos ventos em altitude, ela trará bastante chuva por boa parte de Santa Catarina, Paraná, extremo nordeste do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esses acumulados serão elevados e terão potencial para danos. Além disso, as chuvas poderão vir acompanhada de rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados.

+ La Niña persiste e amplia chance de geadas tardias e chuvas abaixo da média

Esses mesmos sistemas devem contribuir para a chuva isolada em parte do estado de São Paulo e no sudoeste sul de Goiás. Nessas localidades há, de acordo com a previsão do tempo, condições para granizo — sobretudo no sul goiano e no interior paulista. A saber: no sudoeste e no oeste do estado de São Paulo, os acumulados de chuva podem ser altos e com potencial para alagamentos.

Para este 12 de Outubro, as instabilidades também são fortes no Amazonas, no Acre, e em Rondônia. Nesse sentido, há risco de temporais e acumulados altos, com potencial para danos, e também com possibilidade de granizo.

Situação do Nordeste

verão, chuva, previsão do tempo,
Foto: Pixabay

No nordeste de Mato Grosso, leste do Pará, no Tocantins, centro-sul do Maranhão, no Piauí, no Ceará, no oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas. Na maior parte da Bahia o tempo será firme, quente e com níveis baixos de umidade do ar.

Por outro lado, do sul da Bahia até o litoral do Rio Grande do Norte e no norte do Maranhão, há previsão de pancadas isoladas de chuva no decorrer do dia, mas com baixos acumulados. O que ocorerrá devido à umidade que vem do mar, além da borda de um vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera (VCAN).

Chuva e frente fria nos próximos dias

chuva
Foto: Pixabay

Até a sexta-feira (14), temporais se concentram no sul e leste de Santa Catarina, no Paraná e em grande parte de Mato Grosso do Sul. Os volumes acumulados podem ultrapassar 200 milímetros pelo sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul. O mesmo deve ocorrer na maior parte do Paraná e de Santa Catarina e sobre o norte e nordeste do Rio Grande do Sul.

Nos próximos dias, além da circulação dos ventos em altitude continuar favorável para a formação de instabilidades, e o corredor de umidade que vem da Amazônia, a chuva será reforçada pela formação de uma nova frente fria.

A consequência para esse volume de chuva, que já ocorreu pelo e que ainda deverá aumentar nos próximos dias no sul do país, é o solo encharcado sobre o sul do país e a dificuldade em relação às atividades de campo, especialmente sobre o Paraná, onde já se iniciou o plantio de soja, principalmente nas suas faixas norte e noroeste. Esse tempo instável pode prejudicar algumas atividades do campo também sobre Mato Grosso do Sul.

__________________

Acompanhe as principais notícias de agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.