Produção industrial da China sobe 6,3% em setembro em base anual

A produção industrial da China subiu 6,3% em setembro na comparação com igual período do ano anterior, após a alta de 4,2% registrada em agosto, segundo dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país.

O valor agregado da mineração aumentou 8,5% em relação ao ano anterior. Já o de manufatura cresceu 3,2%; a produção e distribuição de energia, energia térmica, gás e água cresceu 5,6%.

O valor agregado da fabricação de alta tecnologia e da fabricação de equipamentos aumentou 8,5% e 6,3% em relação ao ano anterior, respectivamente. O crescimento das empresas estatais aumentou 3,6%; a produção de veículos de energia sustentável e células solares aumentou 112,5% e 33,7% ano-a-ano, respectivamente.

“O resultado é que, embora a indústria tenha se saído um pouco melhor em setembro, a maior parte da economia perdeu força no mês passado. E a situação parece ter piorado em outubro. O número de cidades com surtos e a participação da atividade econômica em áreas com surtos de covid-19 aumentaram para níveis vistos pela última vez durante o pico da onda Ômicron”, diz Julian Evans Pritchard, economista sênior para a China da Capital Economics.

 

Por Agência Safras