Com o fim do período intenso de seca no Distrito Federal, e o início das chuvas na capital, o Projeto Recupera Cerrado reiniciou suas atividades de plantio no mês de outubro, na Orla Norte do Lago Paranoá. O objetivo do projeto é proporcionar segurança hídrica, econômica e alimentar, proteger a biodiversidade, mitigar as mudanças climáticas, que podem ser nocivas ao agronegócio local.
Nesta próxima etapa, será concluída a recuperação dos 40 hectares de áreas degradadas na parte norte da orla, iniciada em março deste ano, por meio de ações de recomposição de vegetação nativa do cerrado em áreas estratégicas.
As ações começam em uma área que corresponde a 3,75 hectares e têm como previsão plantar cerca de 1,5 mil mudas de árvores.
“Essa retomada dos plantios na orla norte é fundamental para a consolidação das atividades iniciadas no começo de 2022. O Lago Paranoá atende várias dimensões importantes para a vida no DF e as ações na orla e suas áreas de influência impactam diretamente na conservação do Lago Paranoá, contribuindo para que ele continue cumprindo suas funções ecológicas e ambientais”, aponta José Sarney Filho, secretário de Meio Ambiente.
O compromisso do projeto com a recuperação da área também é reforçado pelo presidente do Instituto Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão.
“O esforço conjunto do Governo do Distrito Federal e seus parceiros é fundamental para o sucesso desse trabalho de restabelecimento da Área de Preservação Permanente (APP), especialmente no Lago Norte, que contou com recursos de compensação florestal na ordem de R$ 1,2 milhão. Em breve, serão anunciadas novas ações complementares para fortalecer a conservação ambiental no DF”, informa o gestor.
Fundo Distrital de Desenvolvimento Rural beneficia projetos agropecuários
Recupera Cerrado
O Distrito Federal sofre os efeitos da elevada perda de cobertura da vegetação nativa, por essa razão a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), juntamente com o Instituto Brasília Ambiental, criou ações de conservação e recuperação do cerrado do Distrito Federal.
O Recupera Cerrado permite estabelecer as condições legais, financeiras, institucionais e sociais necessárias para promover a recomposição das áreas desmatadas e degradadas.
O projeto já recuperou 75 hectares na orla sul, onde foram plantados 47 mil mudas de árvores nativas do Cerrado, com recursos de R$ 2,4 milhões, provenientes do pagamento de multas ambientais.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.