O Partido dos Trabalhadores (PT) seguirá à frente do poder Executivo da Bahia. Depois de administrar o maior estado do Nordeste com Jaques Wagner e Rui Costa, com duas vezes cada, a sigla será representada por Jerônimo Rodrigues pelo decorrer dos próximos quatro anos. Ele foi eleito governador na noite deste domingo (30).
Com mais de 96% das urnas eletrônicas apuradas no estado, o candidato petista figura com 52,55% dos votos válidos neste segundo turno. Diante desses números, ele não corre mais o risco de perder a eleição para ACM Neto, ex-prefeito da capital Salvador e membro do União Brasil. A eleição de Jerônimo foi confirmada por volta das 19h37 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Essa foi a primeira vez que Jerônimo disputou um cargo eletivo. Ele, no entanto, já acumula experiência na política baiana (e nacional). Isso porque o agora governador eleito trabalhou como secretário em três áreas diferentes. Nesse sentido, foi secretário nacional de Desenvolvimento Territorial (2011-2014), secretário estadual de Desenvolvimento Rural (2015-2019) e secretário estadual de Educação (2019-2022).
Jerônimo Rodrigues deseja fortalecer a agricultura familiar da Bahia
Em setembro, o então candidato a governador expôs propostas para o setor da agropecuária baiana em entrevista exclusiva ao Canal Rural. Na ocasião, o político do PT externou o desejo de ampliar investimentos em prol do fomento da agricultura familiar.
“O agricultor familiar precisa de formação para conceber a gestão e a governança dos seus empreendimentos”, declarou Jerônimo na oportunidade.
__________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.