Brasília

Seagri-DF lança manual de procedimentos em defesa agropecuária

O material tem o objetivo de nortear os servidores do órgão na prática da ética na defesa e vigilância agropecuária

Está disponível no site da Secretaria da Agricultura (Seagri-DF) o Manual de Procedimentos em Defesa Agropecuária do Distrito Federal. O objetivo do documento é padronizar e uniformizar procedimentos administrativos e de fiscalização relacionados às ações de defesa e vigilância agropecuária desenvolvidas no DF, contribuindo para o aumento da eficiência da prestação de serviços públicos.

O manual é resultado de um trabalho iniciado em 2019 pela Subsecretaria de Defesa Agropecuária (SDA) da Seagri-DF, com o propósito de nortear todos os servidores do órgão a adotarem uma conduta profissional ética no desempenho das atividades de defesa e vigilância agropecuária. O documento aborda temas como processo administrativo e acesso à informação e apresenta instrumentos de padronização de procedimentos, além de tratar, em linhas gerais, de atividades de defesa agropecuária por área de atuação.

Segundo a subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri-DF, Danielle Araújo, a falta de sistematização e padronização de procedimentos nas ações de fiscalização agropecuária pode levar ao uso de critérios pessoais e a formas diferentes de interpretação da legislação, comprometendo o desempenho das atividades.

 “O Manual de Procedimentos em Defesa Agropecuária do Distrito Federal facilita a obediência a princípios da Administração Pública, como legalidade, razoabilidade, interesse público e eficiência na atuação fiscal”, destaca a subsecretária da Seagri-DF.

 Os procedimentos descritos para as ações em defesa e vigilância agropecuária são uma revisão da literatura técnica e normativa, associados a meca­nismos operacionais consagrados pela prática da fiscalização. 

“O Manual serve como literatura de re­ferência para os atuais e novos integrantes das equipes, já que fornece uma visão abrangente e sistêmica do funcionamento da Defesa Agropecuária no Distrito Federal”, explica Danielle Araújo.

Emater promove curso sobre cultivo de plantas não convencionais 

Para Adailton Guimarães, coordenador do grupo de trabalho que resultou na construção do manual, a harmonização dos procedimentos traz benefícios tanto para os servidores quanto para os fiscalizados. “O manual traz fundamentos e informações que ajudam a orientar os servidores no desempenho de suas atividades, contribuindo para a eficácia e agilidade na prestação de serviços públicos. Ainda, ao apresentar as diretrizes do Serviço de Defesa Agropecuária do DF, fornece mais previsibilidade, confiabilidade e segurança, tanto para quem executa a ação fiscal quanto para o fiscalizado”, afirma o técnico da Seagri-DF.

A expectativa é de que o manual seja aprimorado ao longo do tempo. “Não se trata de um documento estático, e sim de uma fer­ramenta de trabalho que deve ser periodicamente revisitada e analisada, como fonte de informações para a desburocratização e simpli­ficação de processos e procedimentos, buscando a prestação de um serviço público cada dia mais eficiente”, complementa Danielle Araújo.

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real