As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão dois pontos em comum na parte meteorológica no começo da semana. Segundo boletim divulgado pela Climatempo, há previsão é de que essa parte do Brasil enfrente temporais e ventanias nesta segunda-feira (21).
No Centro-Oeste, as condições climáticas adversas não ficarão restritas a temporais e ventanias. Conforme a previsão do tempo, não se descarta a possibilidade de a região receber chuva forte e queda de granizo.
Chuva forte e possibilidade de queda de granizo também são aguardadas para pontos do Nordeste e do Norte do país. Quatro estados nortistas — Rondônia, Tocantins, Amazonas e Pará — ainda podem ter de enfrentar descargas elétricas ao longo do dia.
Temporais, ventanias e queda de granizo
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta segunda-feira (21).
-
Sul
A presença de um cavado meteorológico e o deslocamento de uma frente fria pela costa gaúcha são responsáveis pela chuva em toda a região. São esperados volumes elevados por todo o Rio Grande Sul, na região central de Santa Catarina e no oeste do Paraná. Temporais e ventanias também são previstos.
-
Sudeste
Chuva forte é esperada no norte paulista, no Espírito Santo e em diversas áreas de Minas Gerais. Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), no sul mineiro e no Rio de Janeiro, as pancadas são mais isoladas, mas não se descarta a presença de trovoadas. Os municípios sudestinos devem ficar em alerta para temporais e ventanias.
-
Centro-Oeste
A presença de uma baixa pressão, alinhada à circulação de ventos e a umidade que vem da Amazônia, fortalece as instabilidades em na região. Com isso, chove em todas as áreas. Há alertas de temporais e chuva forte em Mato Grosso do Sul, no oeste e leste de Mato Grosso e em Goiás. Os acumulados de chuva serão elevados e não se descarta a presença de raios, ventanias e granizo.
-
Nordeste
A chuva segue forte na Bahia e entre o Maranhão e o Piauí. Nas demais áreas nordestinas, pancadas de chuva e possibilidade de queda isolada de granizo. Tempo firme e seco entre a região central do Rio Grande do Norte e o extremo norte baiano.
-
Norte
As instabilidades permanecem predominando em toda a região. A chuva é forte e os acumulados são elevados em Rondônia, no Tocantins, no sul do Amazonas e no sul do Pará. Há possibilidade de queda de granizo e descargas elétricas.
_________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.