O programa Cooperativismo em Notícia desta semana vai destacar o programa que foca na capacitação dos empregados em granjas de suínos e a formação de jovens e mulheres cooperativistas.
Gestão de granjas
A nossa jornada desta semana vai começar falando sobre desenvolvimento humano, porque hoje em dia não basta ser um agricultor interessado, cheio de boas intenções, dedicado, se você não tiver conhecimento. E isso serve para todas as áreas.
No caso específico aqui, estamos falando da cadeia de suínos, onde a Cooper A1, de Palmitos, criou um projeto voltado para a gestão das granjas, no autoconhecimento e na liderança. O público alvo: os gerentes de unidades de produção de leitões ou seus proprietários.
Hoje o sistema A1 de suinocultura possui 55 mil matrizes à campo, que produzem 1,5 milhão de leitões. Por isso, ter toda essa engrenagem funcionando perfeitamente faz uma diferença imensa.
Futuro
Você sabe me dizer quais são as principais diretrizes do cooperativismo catarinense?
Bom, além de se perpetuar como o melhor do Brasil, outro caminho é garantir a sustentabilidade do sistema. E isso passa por alguns desafios como, por exemplo, envolver os jovens e as mulheres nesse universo.
Por isso as cooperativas, lá na base, têm feito programas especiais, de capacitação, via Sescoop, com o objetivo de unir, ainda mais, essas duas classes. E o nosso exemplo vem de Pinhalzinho. Da Cooperitaipu.
Hoje os núcleos femininos e os grupos de jovens são partes importantes dentro do processo de evolução da Cooperitaipu, que pensa na perpetuação do cooperativismo regional. Por isso a ideia é investir para transformar o sistema, porque é assim que a Cooperitaipu enxerga a sua perpetuação.
O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da FECOAGRO/SC e veiculado pelo Canal Rural aos sábados às 08h30, com reprises as terças-feiras às 13h30.