O plantio da soja atinge 73% da área no Rio Grande do Sul. Na semana passada, eram 60%. Em igual período do ano passado, 78%. A média para os últimos cinco anos é de 78%.
A área projetada para a safra 2022/2023 é de 6.568.607 hectares. A produtividade estimada é de 3.131 kg/ha. A cultura teve avanço da semeadura para 73% da área projetada. A operação foi condicionada pela presença de umidade nos solos.
Nas regiões onde o volume de chuvas foi superior a 10 mm, foi possível realizar a semeadura com umidade adequada; nas demais, os produtores realizaram o plantio mais cautelosamente, contando com a previsão de chuvas, ou adiaram para após a ocorrência de novas precipitações.
O desenvolvimento inicial da cultura apresenta-se um pouco lento devido à baixa umidade nos solos, às temperaturas muito elevadas no período da tarde, à baixa umidade Informativo Conjuntural. Porto Alegre, n. 1739, p. 9, 1º dez. 2022 relativa do ar e à presença de ventos do quadrante sul, que aumentaram a evapotranspiração real das plantas.
As lavouras semeadas até o dia 15/11 estão em estágio de desenvolvimento com emissão dos trifólios. As lavouras semeadas após 15/11 apresentam desuniformidade na emergência. As informações são do boletim semanal da Emater/RS.
Por Agência Safras