O fim de semana será encerrado com registros de chuva forte e temporais sobre quatro das cinco regiões brasileiras. De acordo com boletim da Climatempo, as instabilidades irão marcar o domingo (4) — e isso de Norte ao Sul do país.
+ Soja: mais chuva em SC e PR, menos no RS. Veja previsão até 17 de dezembro
Para a região nortista a chuva forte é aguardada para ao menos três dos sete estados: Amapá, Amazonas (norte) e Roraima. Nessas mesmas áreas, a previsão do tempo indica que pode haver temporais e queda de granizo.
Chuva forte e temporais também são previstos para pontos do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul. Inclusive, essa condição climática é aguardada para algumas capitais. São os casos, por exemplo, de Brasília (DF), Cuiabá (MT) e Goiânia (GO).
Neste domingo, somente o Nordeste deve escapar desses fenômenos climáticos. Deve chover, mesmo que de forma moderada e isolada, em partes da Bahia (oeste e sul), Maranhão (sul) e Piauí (sul).
Previsão do tempo com chuva forte e temporais
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo de Norte a Sul do Brasil. Válidas especificamente para este domingo (4), as informações são fornecidas pela equipe de meteorologistas da Climatempo.
- Norte
Chuva forte e acumulados elevados em Roraima, no norte do Amazonas e no Amapá, onde há condições para queda de granizo e temporais. Pancadas isoladas e passageiras no Tocantins, no Acre e em Rondônia.
- Nordeste
A chuva começa a perder força, mas ainda ocorre com moderada intensidade entre o oeste e o sul da Bahia. Pancadas isoladas no extremo sul do Maranhão e do Piauí. Sol e muitas nuvens nas demais áreas. Temperaturas elevadas no interior nordestino.
- Centro-Oeste
A presença de uma baixa pressão sobre o Paraguai, combinada com a umidade que vêm da Amazônia, influencia a chuva por toda a região. Há condições para temporais e chuva forte em Cuiabá, Brasília e em Goiânia. Não se descarta a possibilidade de queda isolada de granizo e trovoadas nessas cidades. Nas demais áreas, pancadas isoladas e passageiras. As temperaturas são elevadas.
- Sudeste
Um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera e a incursão de ventos marítimos influenciam a chuva no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais. Nessas áreas, há condições para chuva forte e temporais, com os municípios afetados devendo ficar em alerta para possíveis transtornos causados pelos acumulados elevados. Pancadas e trovoadas, mas sem grandes volumes, nos demais territórios sudestinos.
- Sul
O tempo abre na Fronteira Oeste gaúcha e na área de Santa Maria (RS). Pancadas de chuva e céu nublado nas demais áreas do Rio Grande do Sul, com condições para temporais e trovoadas. As temperaturas são mais elevadas na faixa oeste da região.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.