Nesta terça-feira (6), a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) comemorou 65 anos. Para comemorar, a instituição deu bolo para diversos animais, comemorando a data. Entre os ingredientes, batata-doce, cenoura, beterraba e frutas como melancia, goiaba, mamão, entre outras.
Cada animal recebeu o bolo de acordo com sua dieta, como no caso da elefante Bela, moradora do zoológico há mais de 25 anos.
Além de Bela, o zoológico abriga pouco mais de 800 animais, distribuídos entre espécies de aves, répteis e mamíferos. Também pertence à instituição uma área de relevante interesse ecológico, conhecido como Santuário de Vida Silvestre, somando 440 hectares. O espaço também conta com o Museu de Ciências Naturais, onde são expostas peças de animais, nativos e exóticos.
História
Inaugurado em 1957, antes de a capital federal ficar pronta, o Zoológico de Brasília foi a primeira instituição com fins ambientais criada no Distrito Federal. Com uma área de, aproximadamente, 140 hectares.
O local foi criado com o objetivo de abrigar a elefante Nely, doada pelo embaixador da Índia. Ela ficou no local até 1994, quando faleceu.
O zoo desenvolve ações com foco na educação ambiental e conservação da fauna brasileira. Por meio de atividades didático-pedagógicas, ele busca sensibilizar, educar e conduzir o público a práticas responsáveis e sustentáveis. O local também é palco de grandes atrações, o que o torna mais atrativo durante os finais de semana e feriados, onde se torna uma rota turística para ser visitado.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.