“Dez anos que valem por 11”. É com esse mote que a Eldorado Brasil Celulose está comemorando sua primeira década de existência, como uma das mais tecnológicas empresas do setor em todo o mundo e com recordes de produção. O grande marco da companhia é um feito inédito no mercado global de celulose: a antecipação, em um ano, da produção prevista para ser atingida em 11 anos.
+ Friboi é reconhecida por excelência no atendimento ao consumidor
Foram 16,5 milhões de toneladas produzidas desde o início das operações, em novembro de 2012. Isso porque a fábrica, que fica em Três Lagoas (MS), vem operando 20% acima da capacidade nominal projetada, de R$ 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano. E o ritmo não deve diminuir tão cedo, reforça o diretor industrial da Eldorado Brasil, Carlos Monteiro. “Essa marca só foi possível porque temos um pessoal diferenciado, funcionários e colaboradores que estão sempre buscando melhorar todos os dias.”
“Nossa eficiência gira em torno de 96%, um modelo para o setor, mas, desde o início de nossa operação, temos a determinação e o compromisso de superação e, ano após ano, evoluímos nossa capacidade produtiva. Hoje conseguimos esse feito inédito no Brasil e no mundo, graças ao nível de atuação dos profissionais da Eldorado”, complementa Monteiro.
Entre os atributos operacionais, a própria companhia destaca a preservação dos equipamentos e da planta. Além disso,, atualmente, com uso de inteligência artificial e equipamentos autônomos, a empresa consegue prever revisões de maquinários e reduzir uso de matéria-prima e químicos, resultando em menos custo para a produção de cada tonelada de celulose.
Alguns números da Eldorado Brasil
Na linha do tempo, a partir de 2014, no segundo ano de produção da fábrica, a Eldorado Brasil, uma empresa do grupo J&F, já ultrapassou pela primeira vez a capacidade nominal da planta localizada no interior de Mato Grosso do Sul, originalmente de 1,5 milhão de toneladas por ano, e atingiu a marca de 1,568 milhão de toneladas de celulose.
Desde então, ano após ano, a companhia segue em produção ascendente. Prova disso foi o último trimestre deste ano, oportunidade em que a empresa bateu um novo recorde e chegou a 476 mil toneladas de celulose produzidas em apenas três meses.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.