A Friboi, empresa da JBS líder no segmento de carne bovina no Brasil, está avançando para tornar a sua cadeia logística ainda mais sustentável. Por meio de um novo sistema de monitoramento de temperatura via satélite dos seus caminhões refrigerados, com o uso de QR codes, o negócio evita a emissão de mais de 15 toneladas (ton) de resíduos ao ano, principalmente plástico. Mais recentemente, esse sistema de monitoramento passou a ser compartilhado com os clientes, que passaram a ter dados mais precisos e salvos em sistema.
+ JBS vai investir R$ 2,7 mi em pesquisa de produção de alimentos à base de plantas
De acordo com a Friboi, a troca de termógrafos descartáveis pelos QR Code tem evitado 13,5 toneladas de plástico, 0,6 toneladas de papel e 1,5 toneladas de metal. Isso porque, em todo final de cada entrega, os termógrafos precisavam ser descartados. Além de reduzir a geração de resíduos, cerca de 30 toneladas de gás carbônico (CO2) deixam de ser emitidas por ano para a atmosfera com o novo sistema. Essa substituição também promove a redução do uso de 1 milhão de litros de água.
O monitoramento de temperatura via satélite, iniciado pela JBS em 2013, visa garantir a qualidade do transporte do produto resfriado/congelado ao longo de toda a viagem, permitindo a atuação do motorista e da empresa de monitoramento de forma imediata em casos de desvios de temperatura. Esse método de controle pelo QR code facilita o acesso à informação pela empresa e pelo cliente, que é disponibilizada de forma atualizada e digitalmente, e não mais por fita gráfica de papel (termógrafo).
O que dizem executivos da Friboi
“Com o monitoramento, nossos transportadores e clientes podem acompanhar as informações de nossa cadeia logística a partir do celular. Isso traz ainda mais agilidade e modernidade ao processo, sem haver qualquer dano à segurança”, destaca Gilmar Schumacher, diretor de logística da Friboi. Essa tecnologia está disponível nos caminhões de grande porte usados na operação da empresa.
“Nossa equipe verifica as especificações dos equipamentos para assegurar a eficácia desse monitoramento” — Maria Emília Raucci
Toda a operação ocorre em parceria com a empresa Opentech, que faz a integração dos rastreados nos veículos de transporte frigorífico. “O processo passa também por análise da equipe de qualidade da Friboi. Nossa equipe verifica as especificações dos equipamentos para assegurar a eficácia desse monitoramento, além da realização de testes e medições de temperatura para garantir a segurança da informação e a qualidade do produto final”, explica Maria Emília Raucci, diretora de qualidade da Friboi.
Mariana Mattos, gerente de CRM, e Klever Vendrame, gerente de logística da Friboi, explicam que esta mudança permite vários benefícios para a companhia, clientes, consumidores, parceiros e comunidade. “Conseguimos dar ao motorista controle pela carga e para o cliente o acompanhamento digital da informação do produto”, diz Vendrame. “Garantimos a qualidade do produto final aos nossos consumidores com ação imediata durante os desvios e à comunidade a garantia de um avanço com a sustentabilidade”, completa Mattos.
Outras iniciativas de sustentabilidade
Essa iniciativa se soma a outras ações da Friboi para descarbonizar as suas operações logísticas. Recentemente, a Companhia anunciou a ampliação da sua frota de caminhões 100% elétricos refrigerados, de 10 para 53 veículos, até janeiro de 2023. Com a iniciativa, a companhia reforça a distribuição sustentável dos seus produtos, em viagens locais dentro de centros urbanos, para os seus clientes em 10 estados brasileiros. A ampliação da frota permitirá que a Friboi deixe de emitir cerca de 1,6 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.