O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar nesta quinta-feira (29) os nomes de mais 16 ministros de seu futuro governo. Entre outras pastas, a expectativa é de que ele confirme a divisão do atual Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).
+ Engenheiro agrônomo será o próximo ministro da Educação
Para a estrutura que seguirá sendo conhecida por Mapa, Lula tende a ratificar a indicação de Carlos Fávaro. Produtor rural baseado em Lucas do Rio Verde (MT) e senador pelo PSD de Mato Grosso, ele apoiou a candidatura do petista desde o primeiro turno. O parlamentar despontou como o favorito para o cargo ao decorrer das últimas semanas.
Conforme já se indicava pela formação dos grupos de trabalho da equipe de transição de governo, o terceiro mandato de Lula à frente da Presidência da República vai restabelecer o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Em sua nova versão, a pasta cuidará de políticas públicas voltadas à agricultura familiar. E o ministro à frente dessas ações deverá ser o petista Paulo Teixeira.
Deputado federal reeleito pelo PT de São Paulo, Teixeira estava cotado inicialmente para assumir um outro ministério, o das Comunicações. Negociações de última hora com partidos como PSD e União Brasil fizeram com que ele acabasse indicado para o Desenvolvimento Agrário. Anteriormente, outro membro do Partido dos Trabalhadores teve seu nome ventilado para a pasta, o deputado estadual Edegar Pretto, do Rio Grande do Sul. O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) foi outro a ser cogitado.
Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca
O Ministério da Pesca e Aquicultura também voltará a ter vez na Esplanada na nova gestão de Lula. Assim como o Mapa, há a possibilidade de a pasta ser comandada por um político do PSD. Nesse caso, o responsável tende a ser André de Paula, deputado federal por Pernambuco e que tentou, sem sucesso, se eleger senador na eleição deste ano. O ex-ministro Altemir Gregolin, que é membro do PT, também surge na briga pelo posto.
Lista de ministérios do novo governo Lula
Confira, abaixo, como deverá ser a estutura de 37 ministérios — e os nomes dos ministros já confirmados — do terceiro governo de Lula como presidente da República:
- Advocacia-Geral da União (AGU) — Jorge Messias;
- Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
- Casa Civil — Rui Costa;
- Cidades;
- Ciência e Tecnologia — Luciana Santos;
- Comunicação Social;
- Comunicações;
- Controladoria-Geral da União (CGU) — Vinícius Marques de Carvalho;
- Cultura — Margarete Menezes;
- Defesa — José Múcio Monteiro;
- Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
- Desenvolvimento Social — Wellington Dias;
- Direitos Humanos — Silvio Almeida;
- Educação — Camilo Santana;
- Esporte;
- Fazenda — Fernando Haddad;
- Gestão — Esther Dweck;
- Igualdade Racial — Anielle Franco;
- Integração e Desenvolvimento Regional;
- Indústria e Comércio — Geraldo Alckmin;
- Justiça e Segurança Pública — Flávio Dino;
- Meio Ambiente;
- Minas e Energia;
- Mulher — Aparecida Gonçalves;
- Pesca e Aquicultura;
- Planejamento e Orçamento;
- Portos e Aeroportos — Márcio França;
- Povos Indígenas;
- Previdência Social;
- Relações Exteriores — Mauro Vieira;
- Relações Institucionais — Alexandre Padilha;
- Saúde — Nísia Trindade;
- Secretaria Geral da Presidência — Márcio Macedo;
- Segurança Institucional;
- Trabalho — Luiz Marinho;
- Transportes; e
- Turismo.
___________________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.