Mato Grosso

Aprosoja Brasil: 'Invasões de terra causam prejuízos para municípios e estados'

Diretor-executivo da entidade afirma que propriedades com atividades paradas afetam toda uma cadeia

A possibilidade de um aumento nas invasões de terras é uma das maiores preocupações do setor produtivo. Contudo, o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Fabricio Rosa, tal apreensão é compartilhada com governadores e prefeitos de municípios produtivos.

+Preocupações do produtor vão além da mudança de governo, pontua Paulo Bertolini

A questão sobre invasões de terras é um dos assuntos do programa Direto ao Ponto desta quinta-feira (5), que conta com a presença do diretor-executivo da Aprosoja Brasil.

“O setor produtivo sustenta o país. Então, prejuízo para uma unidade produtiva é prejuízo para o município. As cadeias que foram agregadas com insumos, logística, muitas vezes até com processamento, se você parar uma unidade daquela [propriedade rural] todo município vai sofrer”, diz Rosa.

+Tributo aumentado no campo reflete no bolso do consumidor, diz Antônio Galvan

fabricio rosa diretor executivo aprosoja brasil
Foto: Canal Rural Mato Grosso

Projetos e nova legislatura na Câmara Federal

Conforme o diretor-executivo, o país vive em uma sociedade de transformação e as próprias entidades estão sempre mudando e em transformação. Na avaliação dele, projetos que hoje estão em discussão em Brasília podem avançar, mesmo com uma renovação dentro da Câmara Federal e do Senado.

+Brasil está anos luz à frente em sustentabilidade, diz diretor da Aprosoja-MT

Entre as expectativas de avanço está o projeto de lei nº 490 (PL 490), que determina que são terras indígenas aquelas que estavam ocupadas em 5 de outubro de 1988, desde que comprovada a posse da terra no dia da promulgação da Constituição Federal.

“Acredito que a FPA foi fundada para isso, o próprio Instituto Pensar Agropecuária, com o objetivo de defender o setor. Todas essas pautas que forem importantes e que em algum momento prejudiquem ou ameacem os produtores, eu acredito que a FPA dentro dessa nova legislatura vai trabalhar sem dúvida nenhuma”, afirma Fabrício Rosa.

 

+ Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real