O plantio de soja para a safra 2022/23 atinge 96% da área no Rio Grande do Sul. Na semana passada, os trabalhos chegaram a 93%. Em igual momento do ano passado, eram 94%. A média dos últimos cinco anos para o período é de 100%. A área projetada para a safra 2022/2023 é de 6.568.607 hectares. A produtividade estimada é de 3.131 kg/ha.
Houve a ocorrência de chuvas em dois momentos distintos nos últimos dias: o primeiro em 27/12 e o segundo em 01/01. Contudo, as precipitações foram em volumes variáveis, mal distribuídas e não alcançaram todas as zonas de produção. Isso não permitiu a conclusão da semeadura em algumas regiões.
Onde houve a ocorrência, os produtores realizaram plantio e replantio, porém a umidade nos solos pode não ser suficiente para o adequado estabelecimento das lavouras, especialmente em áreas onde foi efetuado o preparo com o uso de grade.
Nas lavouras com elevada quantidade de palha residual, as chances de estabelecimento são significativamente maiores, porém, em ambos os casos, novas chuvas serão necessárias para assegurar um maior índice de germinação e evitar a morte das plântulas.
As informações são do boletim semanal da Emater-RS.
Por Agência Safras