? Trabalhamos dentro da secretaria para que as novas áreas sejam desenvolvidas por meio da parceria público-privada, modelo que poupará o orçamento fiscal. Isso vai desafiar o investidor privado a contrair empréstimos para ampliar a área pública irrigada ? disse o ministro, durante visita ao Fundo de Desenvolvimento da Citricultura (Fundecitrus), em Araraquara (SP).
Para sustentar os investimentos, o governo deverá criar, segundo Coelho, um fundo garantidor específico para a atividade da agricultura irrigada, semelhante ao que já existe para as PPPs. Para o ministro, método deve acelerar a implantação da área.
Laranja
Durante visita a Araraquara, o ministro da Integração Nacional conheceu o Fundecitrus, um dos principais centros de pesquisa, desenvolvimento e de defesa sanitária do setor citrícola brasileiro.
Segundo ele, como a laranja deve ser uma das principais culturas para ocupar a área pública atendida pelos projetos da Secretaria Nacional de Irrigação, o Fundecitrus será chamado para apoiar os produtores. No parque citrícola comercial brasileiro, entre São Paulo e o sul do Triângulo Mineiro, cerca de 120 mil dos 600 mil hectares são irrigados, de acordo como o Fundecitrus.