O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse em entrevista ao Canal Rural que o governo federal está trabalhando para transformar a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em uma agência de inteligência do agronegócio. “Mais ou menos nos moldes no USDA”, disse o ministro, em referência ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
A ideia é que a Conab mantenha-se como empresa pública, mas “acima” da Agricultura e da Pecuária e da pasta do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar. A “nova Conab” passaria a ser fonte de informações para políticas públicas e privadas.
“Veja que os relatórios do USDA contemplam questões climáticas”, lembra Fávaro, complementando que o Ministério da Agricultura brasileiro já tem em seu guarda-chuva mais de 10 mil estações meteorológicas no país. “[Com isso, iremos] Melhorar a informação climática sobre enchentes, geadas, de seca e melhorar, consequentemente, as ações do poder público com seguro e com previsões”.
A Conab, prossegue Fávaro, também atuaria em benefício da iniciativa privada, com compra de estoque para a indústria.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.