A Ucrânia deseja aumentar a área de plantio para a primavera. O país teve uma redução significante na área devido às condições militares e climáticas, disse o primeiro vice-ministro de Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, Taras Vysotsky.
“Os agricultores estão dispostos a compensar ao máximo essas áreas não plantadas na primavera. No entanto, entendemos que as áreas plantadas ainda serão, pelo menos, 20% menores do que em 2021. Em primeiro lugar, devido à ocupação temporária das regiões sudeste da Ucrânia e a mineração intensiva pelos ocupantes russos de terras rurais nas regiões desocupadas de Kharkiv e Kherson”, observou Vysotsky.
Ele acrescentou que o principal desafio para os agricultores ucranianos seria realizar uma campanha de plantio de primavera de alta qualidade, pois seria necessário encontrar recursos financeiros suficientes para comprar sementes, combustível, fertilizantes minerais e defensivos agrícolas. Para que o plantio da primavera seja bem-sucedido, o programa “Empréstimos disponíveis 5-7-9” foi prorrogado para 2023.
“Na verdade, os agricultores foram os principais usuários desse programa em 2022. Ele dá a oportunidade de receber os recursos necessários para o plantio. O dinheiro para isso já está previsto no orçamento, enfatizou. As informações são da APK-Inform.
Por Agência Safras