O ministro de Petróleo e Gás Natural da Índia, Hardeep Singh Puri, visitou o espaço brasileiro no pavilhão dedicado ao etanol na Auto Expo 2023, um dos principais salões do automóvel da Ásia, aberto ao público na última sexta-feira (13), em Greater Noida, a cerca de 40 km de Nova Déli. O ministro foi recebido pelo diretor-executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa, e pelo diretor-executivo da Apla, Flávio Castellari, além de representantes do setor privado indiano.
Durante a visita, Puri destacou a importância do etanol no processo de descarbonização do setor de transportes. Ele destacou o avanço, ao longo dos últimos anos, do percentual de mistura do biocombustível na gasolina, assim como a parceria com o Brasil para alcançar os bons resultados do programa, afirmando que o etanol é o “combustível verde do futuro na India”.
“Esta jornada com o etanol começou há alguns anos. Em 2014, tentamos ter uma mistura de 5%, mas não tivemos sucesso. Contudo, hoje tenho o prazer de andar por essa exposição e ver que estamos com uma mistura de 12%. A hora do etanol chegou. E estamos celebrando as suas vantagens e contribuições positivas para o meio ambiente e o desenvolvimento econômico”, comentou Puri.
Em 2021, a Índia anunciou a antecipação em cinco anos, para 2025, da meta de mistura de 20% de etanol na gasolina. Paralelo a essa iniciativa, começam a circular neste ano os carros com tecnologia flexfuel, com motores que funcionam tanto com gasolina quanto com etanol (E100), em qualquer proporção.
Por Agência Safras