Uma nova frente fria deve se desenvolver no Brasil nesta terça-feira (17). De acordo com a previsão do tempo para a data, o fenômeno climático vai se formar na costa da região Sul do país.
+ Tempestades e inundações: Califórnia está em estado de catástrofe
Além da presença da frente fria, que fará com que municípios de Santa Catarina e do Paraná fiquem em estado de atenção para possíveis transtornos, a meteorologia indica outros destaques para a terça-feira. Nesse sentido, a previsão de chuva está ativa para pontos de todas as cinco regiões brasileiras — com ocorrências de temporais em alguns casos.
Mas, no geral, os temporais e a frente fria sulista não são os únicos fatores para a data. Conforme divulgado pela Climatempo, trovoadas serão registradas — ao menos em determinadas localidades da região Norte.
Previsão do tempo com frente fria
Frente fria, chuva, temporais e trovoadas. Veja, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta terça-feira (17).
-
Sul
O tempo fica firme em grande parte do Rio Grande do Sul, exceto na região norte, onde ainda chove e os acumulados são expressivos nos Campos de Cima da Serra. O desenvolvimento de uma frente fria na costa do Sul e a presença de um breve corredor de umidade favorece o aumento da precipitação sobre Santa Catarina e o Paraná, com os municípios seguindo em atenção a possíveis transtornos.
-
Sudeste
Chuva isolada em grande parte do Sudeste, sendo que o sol aparece mais e as temperaturas são elevadas. A chuva vem desde cedo no interior de São Paulo, mas intercala com aberturas de sol. Não há previsão de chuva no norte do Rio de Janeiro. Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), pancadas passageiras.
-
Centro-Oeste
Chuva e temporais por toda a região. Os maiores acumulados são previstos para o norte de Mato Grosso do Sul e o oeste de Mato Grosso. As temperaturas são elevadas e, dessa forma, a sensação é de abafado.
-
Nordeste
O Maranhão segue em alerta máximo com temporais e chuva forte. Por outro lado, a chuva diminui no Piauí e no Ceará, sendo mais irregulares e passageiras. O tempo firme acontece no centro-oeste da Bahia. No entanto, a chuva aumenta no litoral baiano.
-
Norte
Instabilidades predominam por toda a região. A previsão é de temporais, pancadas fortes com trovoadas. Os maiores acumulados nesse sentido são previstos para o Amapá, o norte do Tocantins e no Pará. Alerta para o aumento da chuva em Rondônia, com trovoadas desde cedo devido à formação de uma baixa pressão atmosférica em altos níveis da atmosfera.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.