Na noite de quarta-feira (18), o município de Farroupilha, na serra do Rio Grande do Sul, emitiu decreto de emergência em função do granizo registrado na ultima semana. Foram registradas perdas em várias culturas agrícolas, além de aviários e residências terem sido atingidos.
+ Estiagem preocupa cooperativas no Rio Grande do Sul
Além da estiagem que atinge o estado, no último dia 10 uma forte chuva de granizo impactou a zona rural de Farroupilha. O levantamento feito pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS), em parceria com a prefeitura local e a Defesa Civil, mostrou que 90 famílias foram afetadas. Fora isso, as perdas em culturas como uva, pêssego, kiwi e milho são de 40% no município do interior gaúcho.
Em vídeo enviado ao Canal Rural RS (assista acima), o produtor rural Jonatan Pasa mostra como ficou a lavoura após o temporal. Os pêssegos estavam em plena colheita, com os produtores retirando conforme o amadurecimento. Dessa forma, boa parte das frutas ainda estavam no pomar. Com o granizo, o que não ficou no chão teve perfurações. Assim, não tem mais valor comercial.
“A gente trabalha o ano inteiro dependendo de uma safra” — Jonatan Pasa
“Se for olhar as frutas que sobraram nas plantas, a gente tenta colher, mas sempre vai achar com sintomas de batidas. Frutas que nem para a indústria não servem”, lamenta Pasa. “Muito complicado. A gente trabalha o ano inteiro dependendo de uma safra”, prossegue o produtor rural.
De acordo com ele, toda a produção estimada para o atual ciclo, de 80 toneladas, foi perdida. “Sem contar os ramos danificados”, observa Pasa.
O decreto em Farroupilha
Após o decreto municipal, Farroupilha aguarda a homologação pelo governo estadual. Vale lembrar que, recentemente, o município gaúcho já havia emitido decreto em função da estiagem.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.