Tempo

Previsão do tempo: risco para alagamentos, deslizamentos e erosão

A atenção se dá, principalmente sobre áreas de Minas Gerais

O sábado (21) será de chuva frequente e forte com alto potencial de tempestades no estado do Rio de Janeiro, no norte de São Paulo e, principalmente, em Minas Gerais. Há alto potencial para transtornos climáticos. No Sudeste, a previsão do tempo para o dia indica risco para alagamentos, deslizamentos e erosão em solos — sobretudo da metade sul mineira.

+ Granizo: produtores de Farroupilha (RS) contabilizam perdas

A chuva forte também acontece sobre o Maranhão, o Piauí e partes da região Norte. O Sul ainda mantém o padrão dos últimos dias, mas começa a ventar moderadamente no sábado. Isso, contudo, será indicativo de mudanças que chegam ao Rio Grande do Sul na manhã de domingo (22).

No interior da Bahia, sul do Piauí, Maranhão e ainda sobre áreas do Pará e do Amazonas, a formação da zona de convergência intertropical (ZCTI), junto com áreas de instabilidade em médios e altos níveis da atmosfera, fortalece a formação de nuvens carregadas. Para essas áreas, a previsão do tempo é chuva forte (e bastante volumosa) para os próximos dias.

Frente fria na previsão do tempo para os próximos dias

frente fria - frio intenso - inmet
Foto: Agência Brasil

Enquanto isso, a mudança climática acontecerá na região Sul. Presença de cavados e o avanço de uma nova frente fria irão intensificar a chuva logo cedo pelas áreas da Fronteira Oeste gaúcha. Além disso, temporais vão se espalhar pelo Rio Grande do Sul ao longo do domingo. Por fim, a próxima semana conta com a previsão de um forte corredor de umidade e possibilidade de novas ZCAS entre o Centro-Oeste e o Sudeste.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.