Arroz: em casos extremos, áreas são abandonadas por falta d'água no RS

A área estimada de arroz pelo IRGA é de 862.498 hectares. A produtividade projetada é de 8.226 kg/ha. Houve avanço no número de lavouras em fases reprodutivas; 42% estão nas fases de floração e enchimento de grãos.             A cultura apresenta dois cenários completamente distintos.

O primeiro, referente à maior parte das lavouras, é de adequada disponibilidade de água e onde o potencial produtivo se manteve elevado, favorecido pelas condições climáticas, coincidentes com a fase reprodutiva.

O segundo cenário é composto por um menor número de lavouras, que apresentam problemas de falta de água e onde a irrigação é realizada com menor eficiência, podendo chegar ao ponto de abandono de alguns talhões em casos extremos.

No entanto, é a cultura de verão menos afetada pela estiagem. Entre as regiões de maior produção, a expectativa de produtividade ainda é mantida nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Lajeado e Porto Alegre. Há perspectiva de redução nas de Santa Maria e Soledade. Os maiores danos ocorrem nas de Bagé e Pelotas.

 

Por Agência Safras