Índia permite embarque de algodão além da cota de 720 milhões de quilos

Governo também permitiu que fabricantes embarquem fios especiais de valor agregado e fios produzidos a partir de matéria-prima importadaA Índia liberou o embarque de fios de algodão por unidades orientadas a exportar, isentando-as da cota de 720 milhões de quilos fixada para este ano fiscal, informou o Diretório Geral de Comércio Exterior do país. O governo também permitiu que fabricantes embarquem fios especiais de valor agregado e fios produzidos a partir de matéria-prima importada, comunicou o órgão em seu site.

A Índia suspendeu a emissão de licenças para exportação de fios fabricados a partir do algodão doméstico em 1º de dezembro de 2010, após os registros de embarque terem atingido o limite estabelecido para garantir uma oferta adequada para a indústria têxtil local.

Contudo, o governo indiano pediu no começo deste mês que traders submetam novos pedidos de autorização para exportar a parte da cota deste ano fiscal que não foi embarcada. O país é um dos maiores exportadores globais de fios de algodão, com China, Paquistão e Bangladesh entre os principais compradores.