De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil devem ter chuvas intensas, ventos fortes e frio durante o feriado de Carnaval.
O centro-sul do país deve receber um volume de chuvas entre 60 e 100 milímetros (mm) por dia, com as áreas mais atingidas localizadas no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
A região sul pode ter queda de granizo, com alerta laranja para os estados de Santa Catarina e Paraná.
Também há previsão de chuvas intensas em algumas áreas do Norte e do Nordeste do país.
As pessoas devem ficar atentas aos avisos meteorológicos emitidos pelo Inmet, que variam de cores (amarelo, laranja e vermelho) em ordem crescente, dependendo do grau de perigo dos fenômenos meteorológicos.
Tempo no Carnaval
De acordo com dados do Inmet, as áreas mais atingidas devem ser na região central e sul do Espírito Santo; no oeste, sul, sudoeste, centro, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e região Metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais; sul, norte, noroeste, centro, Região Metropolitana e Baixadas no Rio de Janeiro; Vale do Paraíba, Região Macro Metropolitana Paulista e Campinas em São Paulo.
A frente fria que avança pelo Sul deve atingir mais fortemente os estados de Santa Catarina e Paraná, com tempestades, ventos fortes e queda de granizo.
Para os dois estados, o instituto emitiu alerta no nível laranja, pois o acumulado de chuvas pode chegar a 100 mm em 24 horas, com ventos de até 100 km/h.
Desde o início da manhã desta quinta-feira (16), Manaus (AM) está com aviso no mesmo nível (laranja). Somente entre as 8h e as 11h foram registrados 55 mm de chuva.
A chuva forte causou vários transtornos, como pontos de alagamentos pela cidade. Ainda na Região Norte, outras áreas de Roraima, de Rondônia e do Pará estão com alerta amarelo, com previsão de chuvas intensas, até sexta-feira.
Após dias de muito calor, em algumas partes do Brasil, como no Distrito Federal e áreas do Mato Grosso do Sul e de Goiás, o alerta amarelo é para tempestades, chuvas intensas, massa de ar frio e até a queda de granizo, entre sexta-feira e domingo.
Na Região Nordeste, a sexta-feira vai ser de chuvas intensas em áreas de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Maranhão, de Piauí e da Bahia, (com atenção especial à capital Salvador) e em todo o Ceará, se estendendo pelo fim de semana.
Para o último dia de carnaval (21), o sol aparece em Roraima, Acre, sul do Rio Grande do Sul e interior da Região Nordeste.
Na terça-feira, as chuvas vão diminuir em todas as capitais, exceto Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI).
Atenção
Diante disso, a Defesa Civil Nacional, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, orienta a população a adotar medidas de autoproteção, como procurar um local seguro, não se abrigar embaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão, placas de propaganda, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e não transitar em áreas alagadas.
O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, enfatiza a importância do trabalho preventivo realizado em parceria com a Defesa Civil dos estados.
Além das ações de prevenção, como obras ou capacitações, Schnorr destaca a preparação e o alinhamento dos órgãos que compõem o Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil para uma melhor reação em casos de emergência.
Ele também pede para que a população fique atenta às informações oficiais sobre alertas e locais seguros e, em caso de emergência, buscar informações na Defesa Civil (199) e no Corpo de Bombeiros (193).