O governo federal reconheceu a situação de emergência em sete municípios do Rio Grande do Sul por causa de estiagem. A decisão consta de portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (22).
+ Chuva em excesso atrapalha colheita em quatro estados
O ato reconhece o estado de emergência em Derrubadas, Eugênio de Castro, Garruchos, Gramado Xavier, Rio Grande, Santo Ângelo e Tunas. A estiagem nessa região gaúcha e respostas aos desastres em cidades de São Paulo por causa de fortes chuvas serão tema de reuniões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros ao longo do dia.
Situação de emergência na pauta presidencial
A situação no Rio Grande do Sul será tratada por Lula às 16h30 em reunião com alguns ministros. Segundo a agenda da Presidência da República, irão participar do encontro os ministros Rui Costa (Casa Civil), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Paulo Pimenta (Comunicação Social), Carlos Fávaro (Agricultura), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, também está convocado para a reunião, pois irá representar o ministro Fernando Haddad, que está em deslocamento para a Índia, onde vai participar de reunião do G-20. Ex-deputado estadual do Rio Grande do Sul e atual presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto completa a lista da reunião com o presidente Lula.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.