O corredor de grãos no Mar Negro é uma contribuição significativa da Ucrânia para garantir a segurança alimentar e política global, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, na última quarta-feira (22). Zelenskiy lembrou que a iniciativa funciona há sete meses e, durante este período, 43 países do mundo receberam mais de 22 milhões de toneladas de alimentos ucranianos.
“Se não fosse por nossa iniciativa, infelizmente o caos político e social estaria ocorrendo em alguns países da África e da Ásia. Além disse, a crise do custo de vida de várias nações no ano passado seria muito mais aguda, disse.
“Se a Rússia não tentasse desacelerar a iniciativa, poderíamos exportar mais produtos alimentícios. Ou seja, haveria significativamente mais garantias de segurança alimentar no mundo”, salientou o presidente da Ucrânia. Por fim, Zelenskiy diz que a Ucrânia trabalha para ter a estabilidade necessária no processo. Em particular, as ações deliberadas da Rússia estão minando a segurança alimentar global, completou.
As informações são da APK-Inform.
Por Agência Safras