Mato Grosso

MT: custeio da safra 23/24 de milho deve saltar 14% 

De acordo com os dados do Imea, os gastos com fertilizantes, defensivos e sementes chegarão a aproximadamente R$ 3.480/ha 

Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgou a primeira estimativa de custeio da safra 2023/24 de milho em Mato Grosso. A previsão é de uma alta de 14% no custeio da lavoura. Pelas contas, os gastos com fertilizantes, defensivos e sementes chegarão a aproximadamente R$ 3.480 por hectare.

Superintendente do Instituto, Cleiton Gauer explica que o aumento não está ligado aos preços dos principais insumos, que apresentaram recuo na variação. 

“Identificamos, principalmente, na região médio-norte uma alteração do perfil do produtor focado no aumento de investimos. Esse é um dos indicadores que acabam puxando o custo para cima por conta dos aumentos nas aplicações de fungicidas. Nós mantemos as mesmas estruturas e o mesmo perfil produtivo de investimentos em fertilizantes e defensivos, temos uma redução de custo ano contra ano. Como tivemos essa alteração no ano passado, o custo acabou subindo”, explica. 

Plantio permanece atrasado

Nas últimas semanas, produtores de milho de Mato Grosso intensificaram a semeadura do milho devido ao fim da janela ideal para o cultivo do grão. Mesmo com a aceleração das máquinas, o plantio permanece atrasado e quase 30% das lavouras serão semeados fora da época

O risco de uma parte ficar fora do plantio recomendado, é com relação às questões climáticas no estado. No período de abril e maio, historicamente, há um corte nas chuvas e as lavouras plantadas nesse período dependem de uma grande quantidade de água, podendo haver um estresse hídrico desenvolvendo menos as plantas afetando a produtividade. 

Cerca de 72% já foi plantada em Mato Grosso, até a última sexta-feira (24), segundo o boletim semanal de plantio divulgado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). No mesmo período do ano passado, cerca de 82% das lavouras já estavam plantadas considerando a média histórica de 78% neste período.

 

+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no site do Canal Rural

 

 

+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no YouTube

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real