A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) realizam, de 13 a 17 de março, o Programa de Intercâmbio AgroBrazil. O AgroBrazil é um programa desenvolvido pelo Sistema CNA/Senar com o objetivo de apresentar a realidade da produção agropecuária nacional para representantes de delegações estrangeiras e permitir um contato próximo e direto entre diplomatas ou representantes de embaixadas e produtores rurais brasileiros.
Neste ano, o grupo é formado por sete diplomatas representantes da Bélgica, Emirados Árabes Unidos, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Uruguai e Reino Unido. A missão vai passar por cidades de Santa Catarina para conhecer projetos de maricultura, vitinicultura, fruticultura, suinocultura, avicultura, lácteos e grãos.
A oitava edição do AgroBrazil terá a participação do presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, do presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, da diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, de técnicos da CNA, das federações e de sindicatos.
Santa Catarina tem cerca de 200 mil propriedades rurais e uma grande diversidade produtiva. No estado, a produção agropecuária representa 31% do Produto Interno Bruto (PIB) e responde por 70% das exportações totais, com um valor de produção agropecuária de R$ 55,8 bilhões. Nos últimos cinco anos, o AgroBrazil levou representantes de 32 delegações estrangeiras aos estados da Bahia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.
Por CNA