Chuva atrasa colheita de soja no Paraná

Início de ano choveu acima da média em praticamente todas as regiões do EstadoA chuva, tão esperada por muitos produtores do país, está atrasando a colheita de soja no Paraná. No início de ano choveu acima da média em praticamente todas as regiões do Estado. A preocupação agora é com a qualidade da produção que está no campo esperando para ser colhida. A lavoura do produtor Onivaldo Dante, em Cambé, já deveria estar pronta para a colheita, mas ele terá que esperar. Com o grande volume de chuva e a intensidade mais baixa de luminosidade nesta safra, as plantas de soja vege

? Pela época do plantio, já deveria ser o dia de se iniciar a colheita da lavoura. Mas, com o excesso de chuva que está, mesmo se parar a chuva agora e se der sol, ainda estou com atraso de 15 dias na colheita. Devo começar somente na primeira semana de março ? conta o produtor.

Na área experimental do Lavouras do Brasil localizada em Londrina, a situação é um pouco diferente. A soja já está pronta para ser colhida, mas isso deverá acontecer somente depois que a chuva parar. Para o consultor do projeto, Áureo Lantmann, com a umidade alta a produtividade das lavouras pode ficar comprometida.

? O grão vai encher de água, vai romper a vagem e vai começar a germinar dentro da vagem. Ou, abrindo a vagem, ela vai ficar suscetível a um grande número de patógenos do ambiente e a vagem vai apodrecer, o grão vai apodrecer, e isso provavelmente vai dar uma perda muito significativa ? explica o consultor.

Neste ano o Paraná semeou 13.800 milhões de hectares com soja. Mas, de acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, até o início desta semana somente 1% da safra foi colhida. No ano passado, esse percentual já havia sido colhido em janeiro. A preocupação é com o plantio do milho safrinha, que deveria começar ainda neste mês e também pode sofrer atraso.