Agricultura

Faesp e Senar firmam parceria com governo de SP para fomentar turismo rural

Nos últimos 10 anos, São Paulo se consolidou como o maior destino de turismo rural no Brasil, com crescimento de quase 30% ao ano

Nesta quarta-feira (29), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP) assinaram um Termo de Cooperação Técnica com as secretarias do Turismo e Viagens e da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O acordo tem como objetivo fomentar projetos e ações em prol do desenvolvimento do turismo rural no estado.

O Termo de Cooperação prevê a criação de um grupo de trabalho estratégico para avançar em questões normativas e um plano de ação para fomentar um dos segmentos de maior potencial no estado.

Ao todo, mais de 1.200 propriedades rurais cadastradas nas 10 rotas turísticas do estado serão beneficiadas.

Nos últimos 10 anos, São Paulo se consolidou como o maior destino de turismo rural no Brasil, com crescimento de quase 30% ao ano, segundo o Sebrae.

“Estou muito feliz de participar desta grande iniciativa, que vai relevar os produtos no interior, a vocação dos pequenos municípios, fomentando toda a cadeia produtiva no campo. Com o Protocolo de Intenções vamos conseguir avançar na legislação trabalhista e fiscal do meio rural, capacitar a mão-de-obra do segmento e fomentar as boas práticas do setor”, destacou Tirso Meirelles, vice-presidente da Faesp.

Além disso, no evento também foi lançado o programa “Sabor de SP”, que visa valorizar a gastronomia paulista, com a proposta de promover a culinária regional por meio de festivais, workshops de capacitação e rodadas de negócios nos dez roteiros gastronômicos mapeados pelo estado.

Será uma semana de atividades em cada um dos roteiros regionais, mobilizando gestores públicos, empreendedores e o público final.

Para Genivaldo Pimenta dos Santos, criador de ovinos e produtor de leite e lã da região de Campinas, as ações realizadas pelo grupo de trabalho vão gerar um impacto positivo, principalmente na qualidade dos produtos e de todos os serviços no campo.

“Quando falamos de capacitação por meio de programas que fomentam o conhecimento, a informação e o trabalho em família, já visualizamos os benefícios lá na frente como a melhoria dos produtos e o fortalecimento de toda cadeia produtiva e economia criativa”, destaca Santos.

O cronograma das ações do programa “Sabor de SP” será divulgado nas próximas semanas.

Além da Faesp e do Senar, o acordo conta com a participação do Sebrae e da Fundação Instituto de Terras do Estado de SP (ITESP).