Oleaginosas: União Europeia espera produção recorde em 2023/24

A Comissão Europeia espera que a safra de oleaginosas em 2023/2024 aumente 7% em relação ao ano anterior, atingindo um recorde de 33,6 milhões de toneladas, por conta de uma maior área semeada, informou a instituição na última quinta-feira (30). Em uma perspectiva de curto prazo, o executivo da UE disse que os preços atraentes durante o período de semeadura e as condições amenas durante o inverno impulsionaram a área de colza que deve subir para 6 milhões de hectares, o maior patamar em 5 anos.

A produção de colza aumentará 1% ante o ano anterior, 15% acima da média de cinco anos, de 19,8 milhões de toneladas. A produção de girassol deverá aumentar 18% frente a safra passada, atingindo 10,9 milhões de toneladas. A área cultivada deve atingir 4,9 milhões de hectares, um avanço de 10% frente à média dos últimos 5 anos.

A área semeada com soja deve aumentar 6,4% acima da média de cinco anos, para 1 milhão de hectares. A produção de óleo vegetal e farelo de oleaginosas da UE também deve atingir novos recordes de 17,2 milhões de toneladas para óleos e 30,9 milhões de toneladas para farelo. Em consequência, as importações da UE desses produtos devem ser menores do que em 2022/23, afirmou a comissão. 

As informações são da Agência Reuters.

 

Por Agência Safras