Tempo

Previsão do tempo: frente fria e até 150 milímetros de chuva

Veja os destaques da meteorologia para as cinco regiões do país

Frente fria e chuva que pode chegar a 150 milímetros no acumulado dos próximos seis dias. Esses são os destaques da previsão do tempo para o Brasil de 6 a 11 de abril.

  • Sul

Previsão de chuva em boa parte do Sul, com volumes entre 35 e 70 milímetros, de quinta (6) até a próxima terça-feira (11). Essa instabilidade ocorrerá em boa parte das lavouras no norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná — tudo por causa do avanço de uma frente fria.

A chuva até pode atrapalhar o andamento das atividades de campo nas áreas que já estão passando por um excesso de umidade no solo, mas não deve paralisar a semeadura do milho safrinha, que já está atrasada. Por outro lado, o tempo vai secando na metade sul do Rio Grande do Sul.

  • Sudeste

Até 11 abril tem previsão de chuva no Sudeste, também devido ao avanço de uma nova frente fria. Os maiores volumes devem ser registrados na metade sul Minas Gerais, o que deve fazer a manutenção da água disponível no solo e beneficiar o desenvolvimento das lavouras.

Em questões de plantio do milho safrinha em algumas áreas, mesmo com as pancadas, não são esperados grandes transtornos, pois a chuva ocorrerá intercalada com períodos de melhoria.

chuva - fernando frazão - agência brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
  • Centro-Oeste

Previsão de chuva para os próximos dias, com maiores acumulados persistindo no noroeste de Mato Grosso, onde deve ultrapassar os 100 milímetros. Assim, a chuva continuará sendo um problema no estado. Isso porque o solo já está encharcado e há dificuldade de manejo nas lavouras.

  • Nordeste

A chuva persiste volumosa na faixa norte da região até a próxima terça-feira, com acumulados que ainda devem beirar a casa dos 100 milímetros entre Maranhão, Piauí e Ceará. Dessa forma, as atividades de colheita da soja nesses estado seguirá em ritmo lento. Enquanto isso, não há previsão de chuva significativa no centro da Bahia.

  • Norte

De 6 a 11 de abril a chuva volumosa persiste na maior parte da região, o que deve manter o solo bastante úmido em áreas de soja e pastagens. Ainda que de forma mal distribuída, volumes entre 70 e 150 milímetros podem ser registrados nesse período em pontos do Acre, do Amazonas, de Rondônia e do Pará, assim como no norte do Tocantins.

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.