De acordo com o Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em 2023, o Valor Bruto de Produção (VBP) agropecuário aumentou 8,43% ante a 2022 e totalizou R$ 219,25 bilhões. Desse total, o milho exibiu uma alta de 5,38%, comparado com o ano passado, ficando estimado em R$ 46,74 bilhões.
Essa alta foi pautada pelas valorizações nos preços do cereal em decorrência da menor oferta mundial, devido à quebra de safra na Argentina, Ucrânia e EUA na safra 22/23. Além disso, há uma elevada demanda pelo milho de Mato Grosso nos mercados interno e externo.
Outro ponto a ser destacado, que é aguardada uma produção recorde no estado de 46,41 milhões de toneladas para a safra 22/23. Por fim, mesmo com o cenário positivo até o momento, é importante pautar que as previsões da safra ainda estão em aberto, e o comportamento climático nos próximos meses, aliado as cotações do milho, serão fatores essenciais para a definição das projeções de faturamento do cereal. As informações são do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Por Agência Safras.