Milho: colheita atinge 79% da área no Rio Grande do Sul

A colheita de milho atinge 79% da área no Rio Grande do Sul. Segundo a Emater-RS, na semana passada, eram 77%. Em igual momento do ano passado, a ceifa atingia 77%. A média dos últimos cinco anos é de 68%.

A área cultivada de milho no estado é de 810.380 hectares. A produtividade atual está estimada em 4.440 kg/ha, representando redução de 39,49% em relação à projeção inicial.

A colheita ocorreu novamente de modo lento, evoluindo para 80%, pois os produtores continuam dedicados à atividade na soja. A ocorrência de chuvas no Rio Grande do Sul, de forma mais abrangente e em significativos volumes pluviométricos, melhorou o ambiente de condução das lavouras semeadas mais tardiamente.

Em relação ao aspecto visual, percebe-se a coloração verde mais escura das plantas, gerando boas expectativas de produtividade. Contudo, essas lavouras dependem também da continuidade de temperaturas amenas e da não formação de geadas para encerrarem o ciclo e manterem o potencial de produtivo. No período, os ventos fortes acompanhados de precipitações no dia 29/03 causaram danos pontuais em lavouras já afetadas.

Por Agência Safras.